30 agosto 2018

Diferença entre cosméticos Naturais, Orgânicos e Veganos

Ola!

    Já fazem tempos que eu venho me interessando por esse assunto, produtos naturais, vegetais e veganos, e me surgiu uma duvida, mais qual a diferença entre esses produtos, são iguais? e depois de algumas pesquisas cheguei a conclusão de eles não são iguais, vou explicar a diferença nesse post, continue a ler!
     Há algum tempo surgiu por questão de saúde, opção e estilo de vida a necessidade nos produtos naturais, orgânico e veganos, essa já é uma realidade bem antiga no ramo alimentício, e aos pouco essa moda foi surgindo e/ou tornando se mais acessível nos cosméticos e maquiagens.
     Que produtos naturais, vegetais e orgânicos são bem melhores tanto para nossa alimentação, para nossa pele cabelos e saúde geral do nosso corpo è indiscutível! Tá, mais qual a diferença? Vou me referir aos produtos cosmético em geral.



PRODUTOS NATURAIS:

     Quando falamos que um cosmético ou maquiagem são naturais, isso significa que ele foi produzido sem produtos sintéticos ou químicos, ou seja, que foram produzidos em laboratórios de forma não natural, pela natureza. Para um produto ser considerado natural ele deve possuir no minimo 95% de produção natural, os outros 5% a critério do fabricante pode ser produtos orgânicos e/ou sintéticos desde que não sejam  petróleo, parabenos, propileno, amônia ou até fragrâncias ou corantes.
     Outro ponto positivo nos produtos naturais é que eles não fazem testes em animais e visa proteger o meio ambiente.

PRODUTOS ORGÂNICOS:

     Os produtos orgânicos seguem a regra dos produtos naturais, 95% de sua composição advêm de produção orgânica e os outros 5% podem possuir água ou matéria-prima naturais e livre de agrotóxicos. São produzidos de forma sustentável, ecologicamente correta e com ingredientes naturais.

PRODUTOS VEGANOS:

     São produzido sem testes ou origem animal ou seus derivados,  porém esses produtos podem conter em sua produção ingredientes sintético.
     Um cosmético vegano não significa que ele é natural ou orgânico.

COMO TER CERTEZA QUE O PRODUTO É NATURAL, ORGÂNICO OU VEGANO?

     Na verdade até o presente momento da elaboração desde post não existe uma legislação para cosméticos ou maquiagem produzidos de forma natural, orgânico ou vegana, porém um cosmético é um cosmético, e deve seguir as regras da ANVISA. O contrário de alimentos, que devem ser certificados por organismos credenciados no Ministério da Agricultura, sendo dispensados da certificação somente os produtos de agricultores familiares.
     Já que não temos no Brasil uma legislação para nos proteger, surgiu empresas privadas regulamentadoras, entre elas a ECOCERT e IBD que podem nos garantir se esse produto é de fato natural, orgânico ou veganos.
     Procure por empresas sérias que tenham referência, que não tenham medo de se expor,  que abraçam a causa. 

OBS: Acho legal falar também do CRUELTY-FREE ( do inglês e significa crueldade) que dizer que não houve teste em animais na produção.

     Esse é um post bem resumido para explicar a diferença entre esses produto, ao qual vejo muita confusão das pessoas com relação a sua origem, se você quiser saber afundo sobre o assunto, leia o que diz a empresa ECOCERT sobre a regulamentação desses produto abaixo, veja também a lista de produtos que são proibidos em cosméticos segundo a ANVISA.


LINK ECOCERT - Referencial-Cosmeticos-Naturais-e-Organicos-Ecocert.pdf
LINK ANVISA - Lista se substâncias proibidas em cosméticos ANVISA 2016


Espero que este post tenha tirado suas dúvidas!
Compartilhe, mais pessoas precisam dessa informação.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
desenvolvido por jessica chan e programação por rebeca franca